sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Setor Financeiro X Impacto Socioambiental

Setor Financeiro X Impacto Socioambiental

A palavra de ordem atualmente é Responsabilidade Social, e quando falamos em RS estamos nos referindo às ações sociais e ambientais, aliadas ao desenvolvimento sustentável.

Um fato que nos chama a atenção é a mudança que vem ocorrendo no segmento financeiro, uma vez que este não se livrou da RS. Aliás, a RS é hoje fator de sobrevivência para quem busca manter-se no mercado, seja em qual segmento for.

Embora não possua um forte impacto socioambiental direto, o setor financeiro possui alto impacto indireto, devido principalmente ao fato de ser um agente fornecedor de capitais, ou seja, os financiamentos.

Portanto os bancos possuem um importante e fundamental papel no desenvolvimento sustentável. Não são executores, entretanto são indutores de mudanças no segmento da sustentabilidade de RS.

Na verdade, devido seu porte e potencial de geração de empregos, os bancos contribuem sobremaneira para que haja uma mudança de postura na sociedade brasileira.

Tais mudanças se referem aos impactos indiretos oriundos de atividades de financiamentos, uma vez que ao conceder um financiamento para uma empresa que explora mão de obra infantil, por exemplo, está indiretamente contribuindo para a exploração de trabalho infantil, ao mesmo passo que ao conceder empréstimos a uma empresa que possui uma gestão ambiental eficiente e ainda apresente boas estratégias de RS, está a contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Degmar Augusta da Silva

Nenhum comentário: