domingo, 30 de dezembro de 2007

Desenvolvimento sustentável: o futuro está em nossas mãos

Desenvolvimento sustentável: o futuro está em nossas mãos

“Tu não tens de prever o futuro, mas sim de o permitir.”
Antoine de Saint-Exupéry

“Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem às suas próprias necessidades.” Essa é a definição apresentada no relatório “Nosso Futuro Comum”, publicado em 1987, desenvolvido por representantes de 21 governos, líderes empresariais e representantes da sociedade, todos membros da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.
Diante do cenário atual, o desenvolvimento sustentável é o único caminho para a sobrevivência e permanência de vida na terra e, para tanto, medidas urgentes e globais devem ser consideradas e implantadas. A começar pela garantia da disponibilidade de recursos naturais, respeito dos limites da biosfera para absorção de resíduos e poluição, bem como a redução da pobreza em nível mundial. O tempo é curto e a corrida há de ser disparada com ações estratégicas imediatas.

Em 2004 a população mundial atingiu 6.400 milhões e continua crescendo em 80 milhões por ano. O Brasil está no quinto lugar entre os países mais populosos, atrás da Indonésia, Estados unidos, Índia e China.

Para garantir os recursos naturais renováveis e não-renováveis, a estabilização do crescimento populacional é inquestionável, uma vez que o aumento populacional demanda por mais produção de alimentos, água, energia, terras férteis, dentre outros, ultrapassando, por conseqüência, a capacidade suporte do planeta.

A redução da pobreza é fator preponderante para a estabilização da população e, por conseqüência, à preservação do planeta. O analfabetismo e a escolaridade incompleta, causas da pobreza, colocam o individuo no subemprego, reproduzindo, assim, o ciclo de pobreza da família: as menos favorecidas e esclarecidas, geram, conseqüentemente, filhos carentes de informação. Portanto, a educação é indispensável à formação e desenvolvimento do individuo e o processo educacional há de se pautar, também, na educação ambiental, uma vez que é de extrema importância para a formação da consciência ecológica.

Um novo estilo de vida deve ser adotado e o consumismo diminuído. Água, energia, combustível, entre outros, devem ser poupados. O lixo deverá ser diminuído, uma vez que a reciclagem apenas remedia os danos de muitos desperdícios.

Indústrias, empresas e comercio devem associar crescimento e lucratividade às técnicas ambientais, pois o emprego de tecnologias limpas e mais eficientes diminuem os custos, aumentando a rentabilidade e preservando o meio ambiente. Para tanto, é de fundamental importância uma participação global entre países, estados e municípios, com incentivos fiscais e aplicação severa da legislação ambiental.

O ser humano, ao longo da sua existência na terra, passou por diversos estágios de evolução. Contudo, hoje, para a garantia de vida futura, a evolução necessária é a conscientização mundial rumo ao consumo e produção baseada no desenvolvimento sustentável. (texto: Degmar Augusta da Silva)




sábado, 29 de dezembro de 2007


CRIME VIRTUAL, VIOLÊNCIA REAL!
É indiscutível que a internet revolucionou os meios de comunicação, trazendo benefícios e tecnologia para o mundo. Hoje, o uso do computador é em todos os setores da nossa sociedade. Entretanto, com esta revolução informacional, simultaneamente vieram os denominados "crimes virtuais" na web. Faremos um brevíssimo relato no que acreditamos ser o de maior covardia: o da pedofilia.
Pedofilia é um distúrbio de conduta sexual, onde o indivíduo adulto sente desejo compulsivo, e caráter homossexual (quando envolve meninos) ou heterossexual (quando envolve meninas), por crianças ou pré-adolescentes (...) este distúrbio ocorre na maioria dos casos em homens de personalidade tímida, que se sentem impotentes e incapazes de obter satisfação sexual com mulheres adultas. Muitos casos são de homens casados, insatisfeitos sexualmente. Geralmente são portadores de distúrbios emocionais que dificultam um relacionamento sexual saudável com suas esposas
[1].
As estatísticas têm mostrado que 80 a 90% dos contraventores sexuais não apresentam nenhum sinal de alienação mental, portanto, são juridicamente imputáveis. Entretanto, desse grupo de transgressores, aproximadamente 30% não apresenta nenhum transtorno psicopatológico da personalidade evidente e sua conduta sexual social cotidiana e aparente parece ser perfeitamente adequada. Nos outros 70% estão as pessoas com evidentes transtornos da personalidade, com ou sem perturbações sexuais manifestas (disfunções e/ou parafilias). Destes 70%, um grupo minoritário de 10 a 20%, é composto por indivíduos com graves problemas psicopatológicos e de características psicóticas alienantes, os quais, em sua grande maioria, seriam juridicamente inimputáveis. Assim sendo, a inclinação cultural tradicional de se correlacionar, obrigatoriamente, o delito sexual com doença mental deve ser desacreditada. A crença de que o agressor sexual atua impelido por fortes e incontroláveis impulsos e desejos sexuais é infundada, ao menos como explicação genérica para esse crime.
[2].

Diante do exposto acima, cabe então trazer a importante diferença entre o pedófilo doente e o pedófio criminoso:

- O pedófilo doente é portador de uma parafilia
[3], age com impulso, possui um transtorno obsessivo compulsivo, não visa lucrar com seus abusos sexuais, vendendo o material que consegue, etc. (Deve ser tratado, ‘’não pode sofrer processo normal’’, pois é portador desta doença)

- O pedófilo delinquente é o que usa as crianças para conseguir fotografá-las, filmá-las, vendendo depois esse material para o mundo inteiro, por meio de chat’s, salas de bate-papo e sites de pedofilia. (É imputável, ou seja, poder se processado e punido com detenção ou reclusão)

Ambos devem ser banidos da sociedade e cada um ter a sanção correta pelos seus atos, ambas as situações são inconsebíveis!!!! A palavra principal é prevenção e orientação!! Converse com seus filhos sobre esses ‘’tabus’’, senão a internet irá ensiná-los e de maneira errada e abusrda!!

Pedofilia é crime, um absurdo e covardia, deve ser denunciada e punida severamente! Me desculpem se acham que exagerei, mas exagero nada mais é, que perder a paciência com algo que nos incomoda e perdi a paciência com estes delinqüentes. Tolerância zero para a Pedofilia!!!

Sandro D’Amato Nogueira é especialista no combate a pedofilia pela internet desde 2001. Homenageado com o prêmio ‘’Anjo da guarda da criança na internet’’. Autor de vários livros e artigos, entre eles o livro ‘’Crimes de Informática’- Comunidade orkut ‘’STOP PEDOFILIA’’ - www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1030533.

[1] Que doença é esta?, leia mais, in http: www.denunciapage.vila.bol.com.br/oque.htm , pesquisado em 16.05.01
[2] ‘’O perfil do delinqüente’’, in: www.psiqweb.med.br, in psiq.forense- delitos da sexualidade – parte2, www.psiqweb.med.br/forense/sexual62.html , pesquisa realizada em 16.05.2001
[3] Idem. Parafilia é o termo atualmente empregado para os transtornos da sexualidade, anteriormente referidos como "perversões", uma denominação ainda usada no meio jurídico.



sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

RESPONSABILIDADE SOCIAL



RESPONSABILIDADE SOCIAL

Alguns gestos e ações podem mudar o futuro de um indivíduo, de uma família e de uma nação. Algumas pessoas ou grupos ficaram na história, uma vez que tiveram coragem para lutar por idéias e ideais em busca de um mundo melhor.

Abraçar e lutar por uma causa. Eis a questão! O que não afeta diretamente um indivíduo normalmente não é objeto de seu interesse. Entretanto, vivemos em sociedade e lutar por seu bem estar significa, dentre outras coisas, ter responsabilidade social. Vivemos uma desigualdade inumana e culpar ou deixar a responsabilidade para o governo não nos faz melhores. Apenas demonstra nossa omissão. É chegada a hora de sair da cadeira de meros espectadores e galgar um lugar no palco.
Bjus, Deg.

Degmar Augusta da Silva

segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

CONSEGUI ENTRAR!!!!!!!!!!!!
PESSOAL UM BEIJÃO A TODOS!!!!
MARI

domingo, 16 de dezembro de 2007


Degmar Augusta da Silva

sábado, 15 de dezembro de 2007

DE OLHO NA MÍDIA




















Espaço para comentários, críticas e sugestões sobre as notícias e informações divulgadas em relação ao meio ambiente.

Degmar Augusta da Silva

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

E O CAFEZINHO CONTINUA...









Alguem consegue esquecer o nosso cafezinho? Eitaaaaaaa, vai deixar saudades...MAS, aqui vamos dar continuidade aos laços cada dia mais estreitados e MATAR NOSSA IMENSA SAUDADE...
TURMAAAAAA um bjãooooooo.
Deg.

Degmar Augusta da Silva


quinta-feira, 6 de dezembro de 2007


A insensibilidade parece fazer parte de nosso sistema digestivo. As imagens não mais nos chocam... Quão cruel nos tornamos.
Passamos por semelhante ferido, mas não temos tempo para socorrê-lo... nos deparamos todos os dias com cenas cruéis e chocantes, entretanto parece que são normais...o que é anormal?
O ser que não se importa com seu semelhante por certo não se importará com esta cena... Afinal, não contem sangue nessa cena...então não é passível de sofrimento...
SERA?
Nem sempre o sangue está exposto numa morte...você vê sangue em uma vitima fatal de infarto?
FOTOGRAFIA: CAMINHO NA SERRA DOS PIRINEUS... PIRENOPOLIS-GO. DEPOIS DAS QUEIMADAS. FOTOGRAFO: PAULO R. ARAÚJO
Degmar Augusta da Silva

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Começando bem a semana...


Nossa tecnologia passou a frente de nosso entendimento, e a nossa inteligência desenvolveu-se mais do que a nossa sabedoria." - Roger Revelle
Um grande beijo a todos(as) e BOA semana.
Degmar Augusta da Silva